NOTÍCIAS
CHEQUE-FORMAÇÃO

A ARAAM, entidade formadora acreditada pela DGERT e pela DRAPN na área da distribuição, comercialização e aplicação de produtos fitofarmacêuticos, está a apoiar os agricultores e outros interessados a obterem financiamento no âmbito do cheque-formação para adquirirem a habilitação para obtenção do cartão de vendedor e aplicador de produtos fitofarmacêuticos.
Esta formação tem por base, obrigatória, unidades do Catálogo Nacional de Qualificações:
:-) Para aplicadores, a UFCD 6281 - Processos e métodos de proteção fitossanitária e de aplicação de produtos fitofarmacêuticos, com a duração de 50 horas. Custo da formação 195,00€;
:-) Para vendedores, a UFCD 6392 - Distribuição e comercialização de produtos fitofarmacêuticos, com a duração de 25 horas - Custo de 100,00€.
Com a entrada em vigor da Portaria nº 229/2015, os ativos empregados e desempregados podem utilizar o apoio cheque-formação para financiamento do curso de formação, obtido junto do IEFP, mediante as seguintes condições:
:-) Desempregados inscritos no IEFP há mais de 90 dias - financiamento até 150 horas de formação no valor do curso de formação até 500 euros, bem como bolsa de formação, subsídio de refeição e despesas de formação.
:-) Empregados - financiamento até 50 horas de formação no valor do curso de formação até 175 euros, financiamento até 90% do valor do curso de formação. Pedidos apresentadas pelos próprios empregados ou pelas entidades empregadoras que podem agregar vários seus trabalhadores no mesmo pedido; No caso da agricultura, aplica-se a agricultores empresariais, agricultores coletados ou com descontos para a segurança social como agricultor, mão de obra familiar ou empregado.
O apoio é pago por meio de reembolso: 50% mediante apresentação por parte do candidato de recibo de pagamento do curso e o remanescente mediante apresentação do certificado de formação.
Os apoios sociais aos desempregados serão pagos no final do processo, que termina com a entrega dos respetivos comprovativos de frequência e conclusão da ação, bem como da declaração emitida pela Entidade formadora.
Viana do Castelo, 2 de Novembro de 2015

Manuel Fernando Cerqueira Rodrigues
Engenheiro responsável pela entidade formadora
ARAAM Associação Regional dos Agricultores do Alto Minho
ESCRITO A 25 DE NOVEMBRO DE 2015
PESQUISAR
MORADA - Mercado Municipal
CONTACTOS
Av. Cap. Gaspar de Castro Nº119, Loja 9,
4900-462 Viana do Castelo, Portugal
E-Mail: geral@araam.pt
Telefone: (+351) 258 828 330