COVID-19
Plano de contingência, reabertura e atendimento presencial
(Com efeitos a partir de 4 de maio de 2020)
Na sequência das medidas e recomendações do Governo e da DGS no âmbito do COVID-19, a ARAAM vê-se forçada a odoptar procedimentos a favor do bem maior de todos
É obrigatório implementar medidas de prevenção para coabitação, higienização, equipamentos de proteção individual e distanciamento físico de mínimo de 1,5 metros sendo preferencialmente recomendado 2 metros.
É obrigatório, no atendimento presencial, o uso de máscara, para colaborador da ARAAM e utente, e estando condicionado a marcação prévia.
O atendimento presencial só é possível com marcação prévia que deverá ser solicitada por contacto telefónico (se não for atendido, deixar mensagem gravada) através do 258 828 330, 963 968 268 (Ana Diogo), E-mail: araam@sapo.pt e via Facebook ou site www.araam.pt, ou por escrito entregue diretamente na caixa do correio ou via postal.
Após a solicitação telefónica, se não atendida, os serviços da ARAAM entrarão em contacto para tratar o assunto preferencialmente por telefone ou efectuar a marcação do atendimento presencial para casos necessários e se a situação COVID-19 o permitir.
Estes procedimentos são divulgados através de afixação pública de Avisos nas instalações da ARAAM, da colocação na página do Facebook e no site www.araam.pt (com funcionalidade direta para contactos e pedidos de atendimento) e e-mail, com pedido de divulgação enviado para Juntas de Freguesia e contactos pessoais telefone e email.
A ARAAM pretende, cumprindo as exigências COVID-19, evitar a realização de deslocações desnecessárias, assegurar a prestação dos serviços e evitar a concentração de pessoas ( importar tranquilizar os agricultores, informando que o prazo das candidaturas ao PU20220, pagamento único, decorre até 15 de junho.
Os funcionários e colaboradores estarão em pleno funcionamento para garantir o apoio aos agricultores, assegurar a gestão corrente dos serviços e dar resposta às solicitações, em conjugação de teletrabalho em acesso remoto com alternada presença na ARAAM.
Para reestabelecer a presença de colaboradores e assegurar a gestão corrente, atendimento telefónico e prestação de serviço presencial programada, proceder-se-á à reorganização dos espaços e, para prevenir a disseminação da infeção, à higienização antes e depois da utilização das instalações, superfícies, mobiliário e equipamentos.
O atendimento far-se-á à porta fechada, de forma a impedir a entrada e permanência de utentes no espaço de trabalho para além da garantia do distanciamento fisico entre funcionários e utentes e entre estes.
Atendendo às características das instalações, lojas dentro de superfície coberta (mercado municipal), e dimensão, apenas poderão permanecer nas instalações um funcionário/colaborador e um utente ou colaborador, mantendo entre estes a distância mínima obrigatória.
O colaborador deve, em caso de não prévia marcação, receber os utentes à porta, entreaberta e de forma que a visualização da comunicação se faça através do vidro da porta, avaliando se se justifica que o utente aceda ao interior da Loja.
A fila de espera será efetuada no exterior da porta do espaço da ARAAM, garantindo que os que esperam o façam num local arejado e que mantenham a distância social mínima de 1,5 metros e recomendada (2 metros). Todavia, no agendamento do atendimento será tido em conta evitar fila de espera.
Os colaboradores terão de usar máscara, tal como os utentes, condição prévia obrigatória para aceder ao interior da Loja e ser atendido. Se os recursos existentes o permitirem, no caso do utente não ser portador de máscara, deverá ser distribuída uma máscarara imputando o respetivo custo ao serviço.
Deverão à entrada nas instalações proceder à higienização das mãos com utilização de solução desinfetante aí existente.
No edifício do Mercado existem instalações sanitárias devidamente equipadas, nomeadamente com doseador de sabão e toalhetes de papel, para a utilização exclusiva do trabalhadores e logistas.
O plano de contingência obrigatório, para a Covid-19, estabelece o plano de limpeza e higienização das instalações e a frequência com que é realizada, atendendo às atividades e aos recursos essenciais para as manterem.
Existem no plano de contingência procedimentos básicos para higienização das mãos (devem ser lavadas com água e sabão e/ou com utilização de dispositivo com solução desinfetante), utilização de máscara (incluindo a higienização das mãos antes de colocar e após remover a máscara) .
Organização da conduta social que incluam articulação desconcentradas na frequência das instalações e/ou a forma de contacto entre os trabalhadores e entre estes e os utentes, bem como inexistência de saudações com contacto físico (não aperto de mão ou outros), reuniões presenciais e os postos de rabalho partilhados.
São os seguintes contactos com o Serviço de Saúde do Trabalho responsável pela vigilância da saúde dos trabalhadores - Medicina no Trabalho, Higiene e Segurança no Trabalho, Higiene e Segurança Alimentar:
- MetSep, Lda. – Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.
- Rua Padre Himalaia, 79 (Encosta da Mimosas) Telf: 258 811 952.
- 4900-926 Viana do Castelo.
Perante um caso confirmado de covid-19, serao ativados os procedimentos de vigilância ativa dos contactos próximos (familiares e amigos). Segundo orientação da DGS, o período de incubação estimado do novo coronavírus é de dois a 12 dias. Como medida de precaução, as autoridades recomendam a vigilância ativa dos contactos próximos durante 14 dias desde a data da última exposição ao caso confirmado).
Mais informações através dos números telefone fixo 258 828 330; ou telemóveis 963 968 268 (Ana Diogo), 967 126 387 (Eugénio Vitor) e 936 651 537 (Manuel Rodrigues) e 967 544 430 ( Isabel Vieira).
Em separado mas dele fazendo parte :
- Plano de higienização;
- Plano de coabitação e de partilha de espaços, equipamentos e utensílios.
Viana do Castelo, 4 de Maio de 2020
ESCRITO A 4 DE MAIO DE 2020