Por ser de interesse geral, chamamos a atenção para a nota emitida pela Estação de Avisos do Dão, que abaixo se transcreve, relativa à prevenção do risco de escaldão na Vinha e outras culturas.
Recomendamos também o maior cuidado na realização de despontas e desfolhas, deixando sempre os frutos protegidos pelas folhas mais próximas (fazer despontas e desfolhas moderadas).
Vinha e fruteiras em geral
Escaldão
Face à previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) de temperaturas anormalmente altas para os próximos dias e tendo em consideração o risco de escaldão, recomenda-se, nos locais onde este problema tem sido recorrente, a aplicação de caulino, de forma a minorar os efeitos deste problema.
O caulino protege contra as queimaduras solares provocadas por escaldão e pelo stress térmico, através da formação de uma película de finas partículas minerais que actua como barreira refletora da radiação solar, contribuindo para a redução da temperatura das folhas e frutos e consequentemente do stresse térmico.
Para um melhor conhecimento dos efeitos desta técnica podem ser consultados os seguintes trabalhos:
Macieira-Escaldão nas maçãs, disponível em http://www.drapc.min-agricultura.pt/base/documentos/escaldao_macas.pdf
Vinha-Dissertação de mestrado em engenharia agronómica de Rafael Corrêa Pinheiro, disponível em https://repositorio.utad.pt/bitstream/10348/5142/1/msc_rcpinheiro.pdf
ESCRITO A 14 DE JULHO DE 2016