NOTÍCIAS
ESTADO DAS CULTURAS E PREVISÃO DE COLHEITAS - JULHO DE 2022
Relatório do Estado das Culturas e Previsão de Colheitas de julho já está disponível em https://drapnsiapd.utad.pt/sia/Portals/0/DPAE/ECPC/DRAPN_ECPC_202207.pdf

Esperamos que a informação produzida vá de encontro às Vossas expectativas, aguardando que nos façam chegar sugestões de melhoria.

Resumidamente, no mês de julho, persiste a insuficiência de precipitação, sendo os seus efeitos agravados pela supremacia dos valores médios da temperatura máxima, média e mínima face aos da normal climatológica. O aumento da frequência das regas, com a consequente delapidação dos recursos hídricos, quando tal é possível, é uma inevitabilidade.

Assim, as estimativas de produtividade e consequentemente de produção global da maioria das culturas permanentes acompanhadas mantiveram uma tendência negativa, comparativamente ao ano anterior.

A declaração da situação de contingência, em resultado do risco extremo de incêndio rural, impôs limitações na realização dos trabalhos agrícolas, particularmente da ceifa/debulha dos cereais praganosos. A este respeito é também de referir o impacto dos incêndios rurais em apiários, diversas pastagens e em culturas permanentes, em muitos casos com quebra total do potencial produtivo.

Este relatório, bem como edições anteriores, pode também ser consultado e descarregado em https://drapnsiapd.utad.pt/sia/Estado-das-Culturas.
ESCRITO A 4 DE AGOSTO DE 2022
PESQUISAR
MORADA - Mercado Municipal
CONTACTOS
Av. Cap. Gaspar de Castro Nº119, Loja 9,
4900-462 Viana do Castelo, Portugal
E-Mail: geral@araam.pt
Telefone: (+351) 258 828 330