NOTÍCIAS
RELATÓRIO DO ESTADO DAS CULTURAS E PREVISÃO DE COLHEITAS DE MAIO
Relatório do Estado das Culturas e Previsão de Colheitas de maio encontra-se publicado em https://drapnsiapd.utad.pt/sia/Portals/0/DPAE/ECPC/ECPC_202205.pdf.

Esperamos que a informação produzida vá de encontro às Vossas expectativas, aguardando que nos façam chegar sugestões de melhoria.

Resumidamente, no mês de maio, precisamente no dia 14, ocorreu vento forte, trovoadas e intensa queda de granizo, causando danos em culturas permanentes (vinha, kiwi e frutos pequenos de baga) e em algumas hortas. Embora a queda de granizo seja, geralmente, localizada, atingiu vários locais da Região Norte, o que resultará em diminuição nas produções referentes à campanha em curso.

A precipitação verificada em abril e maio beneficiou o crescimento das plantas forrageiras, contribuindo para uma boa produção. As condições meteorológicas do início do mês (sol e vento) favoreceram a produção, colheita e armazenamento dos fenos.

O reduzido nível de armazenamento de alguns aproveitamentos hidroagrícolas leva a antever problemas na disponibilidade de água no período estival, se não forem tomadas medidas adicionais para a utilização eficiente da água.

Este relatório, bem como edições anteriores, pode também ser consultada e descarregada em https://drapnsiapd.utad.pt/sia/Estado-das-Culturas .
ESCRITO A 21 DE JULHO DE 2022
PESQUISAR
MORADA - Mercado Municipal
CONTACTOS
Av. Cap. Gaspar de Castro Nº119, Loja 9,
4900-462 Viana do Castelo, Portugal
E-Mail: geral@araam.pt
Telefone: (+351) 258 828 330