NOTÍCIAS
SERVIÇOS DE ACONSELHAMENTO AGRÍCOLA E FLORESTAL (SAAF)
Serviço de aconselhamento agrícola e florestal é um serviço técnico especializado prestado por uma entidade reconhecida no âmbito do Sistema de Aconselhamento Agrícola e Florestal, que abrange o diagnóstico e análise dos problemas concretos, bem como oportunidades de uma exploração agrícola ou florestal e a elaboração de um plano de ação com as recomendações a implementar.
A ARAAM é reconhecida, pela Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), como entidade certificada para o desenvolvimento de Serviços de Aconselhamento Agrícola e Florestal no espaço territorial do NUT III- Milho-Lima que coincide com o distrito de Viana do Castelo.
A ARAAM, de forma a potenciar o desenvolvimento do SAAF, elaborou, apresentou e viu aprovada candidatura pelo PDR2020 para apoio à criação de serviços de aconselhamento. Operação - 2.2.2 Apoio à criação de serviços de aconselhamento.Anúncio de abertura n°- 01/ Ação 2.2/2018, Candidatura n°- PDR2020-222-047105 (Parceiro) Parceria n°- 530.
O Serviço de Aconselhamento Agrícola e Florestal da ARAAM é um serviço que a Associação Regional dos Agricultores do Alto Minho, em colaboração com a CNA – Confederação Nacional da gricultura, disponibiliza aos agricultores de forma gratuita sendo cofinanciado pelo PDR2020 operação 2.2.1, «Apoio ao fornecimento de serviços de aconselhamento agrícola e florestal».
O PDR2020 prevê a promoção da utilização de serviços de aconselhamento no setor agrícola e florestal, com objetivo de melhorar o desempenho das explorações, em termos económicos e ambientais, num contexto de uma melhor utilização dos recursos.
O SAAF - Serviço de aconselhamento agrícola e florestal, analisa a exploração, identifica as normas a cumprir, produz um diagnóstico e apresenta soluções para os problemas.Pretende garantir que o agricultor pratique uma agricultura que respeite o ambiente, preserve a saúde e bem-estar animal e promova a segurança alimentar e, simultaneamente, visa assegurar a manutenção das terras em boas condições agrícolas, florestais e ambientais.
O recurso ao aconselhamento agrícola é voluntário e gratuito e concretiza-se através de um contrato entre a entidade prestadora do serviço, reconhecida pela Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e o destinatário, ou seja, o agricultor.
Para mais informações ou agendar marcação pode fazê-lo nas nossas instalações: ARAAM - Associação Regional dos Agricultores do Alto Minho-Av. Cap. Gaspar de Castro, 119 - Loja 9 Mercado Municipal, 4900-462 Viana do Castelo ou através: Tel 258 828 330 e 967 126 387; E-mail: araam@sapo.pt.
Programa de Desenvolvimento Rural do Continente PDR2020, Área n.º 1, «Inovação e conhecimento», Medida n.º 2, «Conhecimento», Ação n.º 2.2, «Aconselhamento», Operação 2.2.1. Apoio ao fornecimento de serviços de aconselhamentoOperação - 2.2.2. Apoio à criação de serviços de aconselhamento.
ESCRITO A 9 DE MARÇO DE 2019
PESQUISAR
MORADA - Mercado Municipal
CONTACTOS
Av. Cap. Gaspar de Castro Nº119, Loja 9,
4900-462 Viana do Castelo, Portugal
E-Mail: geral@araam.pt
Telefone: (+351) 258 828 330